Dicas de maquiagem para quem usa óculos de grau

Existem situações que só quem usa óculos de grau, entende. Assistir filmes em 3D, conciliar o acessório com máscara, tomar café sem embaçar as lentes são circunstâncias incômodas, mas que com jeitinho, dá para resolver. Outras, no entanto, pedem um pouco mais de treino. Para a maioria das pessoas, produzir uma maquiagem que se destaque por trás dos óculos e não exija muito esforço, é um desafio dos grandes. Algumas dicas e ferramentas podem ajudar na tarefa, mas é fundamental considerar as características pessoais para investir na técnica correta. Continue lendo para saber mais.

Óculos para maquiagem

A história da maquiagem se confunde com a da humanidade. Não é de surpreender a quantidade de pincéis, esponjas e outros acessórios disponíveis no mercado para facilitar a aplicação da make. Nessa corrente, surgiram também os óculos especialmente projetados para a função. Eles possuem uma lente móvel, que se desloca entre os lados, ajudando na visualização. Se você não consegue ver sem os óculos de grau, também pode investir em um espelho de aumento – é prático, fácil de encontrar e pode ser portátil.

Antes de tudo

Antes de começar, prepare seu rosto. Uma base adequada ao tipo de pele ajudará a fixar e unificar a maquiagem. Invista em produtos secos e à prova d’água para não precisar se preocupar com o surgimento de marcas de expressão ao redor do nariz. Para deixar a aparência mais leve, vale caprichar no corretivo ou aplicar uma camada de base mais clara nas pálpebras e embaixo dos olhos.

Para quem tem miopia 

Para cada problema, uma solução. Se você usa óculos para corrigir miopia, conhece o efeito “olhos pequenos“, causados por lentes com alto grau de espessura. A maquiagem pode ser uma grande aliada para disfarçar esta impressão. O macete é apostar em cores claras como bege, cinza e branco e delineados finos.

Você pode usar as cores em degradê, começando com um tom mais claro na parte interna da pálpebra, escurecendo gradativamente até chegar ao canto externo. Prefira lápis e delineadores também mais claros como bege ou branco e faça o contorno por fora da linha d’água. E abuse do rímel (se você já tem cílios longos, recorra ao curvex para que não encostem nas lentes dos óculos).

Para quem tem hipermetropia 

Já quem usa óculos de grau para reparar a hipermetropia, precisa inverter a impressão de “olhos maiores” do que os normais”. Para alcançar o efeito reverso de quem tem miopia, basta investir em sombras de cores escuras e com pouco brilho. Elas influenciam na percepção de tamanho diminuindo a área dos olhos e ainda destacam o olhar. Prefira as sombras líquidas ou com textura tipo creme.

Outra dica valiosa é ter sempre em mãos um delineador com pincel fino. Com ele, faça um contorno na parte de baixo dos olhos e estique até depois do canto externo para sair um pouquinho da linha d’água e definir a área.

Toques para arrasar na make com óculos de grau

  1. Invista na sobrancelha – mantenha-as bem cuidadas e evite os desenhos muito finos. 
  2. Escolha um foco para make – ou poderá sobrecarregar o rosto. Se a ideia é investir nos olhos, use um batom de cor mais discreta e vice-versa. 
  3. Considere a cor de suas armações – e teste-as com a make que usa no dia a dia para conferir a impressão que terá frequentemente.
  4. Curve os cílios – dessa forma, não vão encostar ou sujar as lentes e ainda dão um efeito incrível.
  5. Conheça seu rosto – dicas são apenas sugestões. Quem mais conhece seu rosto é você: identifique os pontos fortes e as necessidades da sua pele antes de investir em uma make que pode não combinar com seu estilo. 

DESCUBRA SUA LENTE IDEAL