Miopia: conheça as causas, sintomas e tratamentos do erro de refração mais comum entre os jovens

Você pode até não perceber, mas o futuro já começou. As mudanças estão acontecendo enquanto lê esse texto. Aliás, uma delas pode estar ocorrendo em você. Como anda sua visão? A Organização Mundial da Saúde previu que até 2050 metade da população será míope. Se você tem menos de 40 anos e ver de longe está mais difícil do que de costume, é um forte candidato a se juntar a este time. Continue acompanhando este artigo para saber o que é e como tratar a miopia.

Descubra a Lente Ideal

O que é miopia?

A miopia é o erro refrativo mais comum entre pessoas com menos de 40 anos. O míope enxerga claramente de perto, mas não consegue ver com nitidez objetos a uma longa distância. Ler placas, letreiros de ônibus ou sinais de trânsito pode ser um desafio para quem tem o problema.

Até o ano 2000, cerca de 25% da população era míope. Essa porcentagem vem crescendo conforme os anos. Os motivos são diversos – especialistas sugerem que a falta de exposição ao sol e o tempo que passamos em frente às telas estão contribuindo para esse aumento.

O que causa miopia?

A miopia acontece quando o olho é maior do que o normal, ou seja, o globo ocular é muito longo em relação ao poder de foco da córnea e do cristalino. A condição prejudica a captação da imagem pelo olho, que concentra os raios luminosos na frente da retina em vez de exatamente em sua superfície. O resultado é uma imagem embaçada, desfocada a longa distância.

O problema, que pode ser hereditário, é frequentemente descoberto ainda durante a infância e frequentemente se estabiliza quando chega a idade adulta, mas pode continuar se agravando. Além disso, a miopia pode progredir de forma gradual ou rápida e atinge homens e mulheres da mesma forma. 

Pode ser classificada conforme os seguintes fatores:

  • miopia axial: globo ocular mais comprido do que o usual. Responsável pelas miopias de grau elevado;
  • miopia de curvatura: causada pelo aumento da curvatura da córnea ou cristalino. É a mais comum;
  • miopia congênita: alto grau de miopia identificado no nascimento ou antes dos seis anos de idade. Acompanha o paciente por toda a vida;
  • Miopia secundária: associada a degeneração ou deslocamento do cristalino. Comum entre os idosos com glaucoma ou catarata congênita.

Miopia degenerativa

Em alguns casos, a miopia pode ser tão progressiva e grave que se torna degenerativa. Também chamada de miopia maligna ou patológica, é uma condição que tem como causa o alongamento acelerado do globo ocular. Essa alteração leva a uma progressão rápida e severa da miopia e consequentemente à perda de visão. Felizmente não é muito comum, mas pode ser hereditário.   

Sintomas 

Como já falamos anteriormente, um dos sintomas principais da miopia é a dificuldade para ver de longe. Para o míope, objetos distantes parecem turvos, embaçados. Geralmente, os primeiros indícios surgem entre os 8 e 12 anos e podem se agravar na adolescência. A seguir, conheça as manifestações mais frequentes:

  • dor de cabeça constante;
  • dor frequente nos olhos;
  • apertar os olhos para enxergar com mais nitidez;
  • escrever muito perto da estação de trabalho ou mesa;
  • não enxergar as placas de trânsito de longe;
  • cansaço exagerado depois de dirigir, ler ou praticar atividades físicas;
  • queda brusca no rendimento escolar ( acrescentar link para matéria sobre óculos e crianças)

Miopia em crianças

Descobrir miopia em crianças pode ser um desafio, principalmente se estiverem em idade pré-escolar e ainda não dominarem a oralidade. Por essa razão, a orientação dos médicos é fazer o primeiro exame oftalmológico no começo da infância. Segundo levantamento realizado em 2018 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 20% das crianças em idade escolar possuem problemas de vista. Cuidar da saúde da visão deve ser um hábito cultivado desde cedo, principalmente se existe histórico de problemas oculares na família (leia mais aqui)

Graus de Miopia

A miopia é classificada em graus, medidos por uma unidade conhecida como dioptria. Quanto maior o grau, maior é a dificuldade em ver de longe. Também pode ser classificada em leve (até 3 graus), moderada (entre 3 e 6) e grave (mais de 6 graus). 

Tratamento

Não existe uma cura para a miopia mas alguns tratamentos podem corrigir o erro de refração e oferecer uma melhor qualidade de visão. Óculos e lentes de contato são frequentemente recomendados para auxiliar os olhos a focar os raios de luz, deslocando a imagem para o ponto exato da retina. Outra opção, indicada para pessoas com mais de 21 anos e grau estabilizado, é a cirurgia. As técnicas utilizadas são LASIK e PRK . A intervenção modifica o formato da córnea, deixando-a mais plana, direcionando os raios de luz para o local certo na retina.

Lentes para Óculos

As lentes usadas para corrigir a miopia são côncavas e quanto mais alto o grau, mais grossas serão. Essas condições causavam o efeito “fundo de garrafa” dos óculos de antigamente. Hoje, a indústria óptica oferece opções que diminuem essa impressão e potencializam a visão para longe de uma forma bastante confortável.

Após investimentos em pesquisas e tecnologia de ponta, a Hoya desenvolveu a Miolight, lentes de visão simples que possibilitam um melhor campo visual para longe. Além de garantir uma adaptação suave, a Miolight proporciona nitidez e segurança. A linha conta com três opções: Miolight, Miolight TrueForm e Miolight Identity V+.  As duas últimas dispõem da tecnologia de surfaçagem Freeform, que permite moldar as lentes conforme a anatomia do olho. Inclusive a Miolight Identity V+  pode ser 100% personalizada de acordo com o estilo de vida do usuário, e ainda oferece benefícios como harmonização binocular, amplitude de visão, controle de distorção e potência efetiva.

Essas são algumas informações sobre Miopia, mas qualquer desconforto visual ou sintoma atípico, procure um médico. Somente um profissional especializado pode diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para a saúde da sua visão. E se precisar de óculos, conte com a garantia de qualidade, tecnologia e adaptação da Hoya.

ENCONTRE UMA ÓTICA PERTO DE VOCÊ

Leave a Reply