Como combinar óculos e atividade física

Quem precisa de correção ocular sabe – as lentes certas podem ajudar a otimizar a visão para realização de qualquer tarefa, inclusive para fazer exercícios. Embora a tecnologia ocular esteja cada vez mais avançada, é raro que óculos desenvolvidos para o dia a dia ofereçam o desempenho e a proteção exigidos para a prática de atividades físicas. Na maioria dos esportes, a visão impulsiona a performance. Com as lentes corretas, é mais fácil conhecer e superar seus limites. Continue lendo para conhecer as opções do mercado. 

Descubra a Lente Ideal

Correr, nadar, jogar futebol, andar de bicicleta, caminhar. Se para você o fundamental é estar em movimento, então sabe a importância de contar com um par de tênis eficiente, roupas apropriadas e principalmente, óculos adequados. 

Hoje, a tecnologia possibilita decidir entre uma variedade de opções de materiais e designs que se moldam às exigências da prática esportiva escolhida. No entanto, algumas características são obrigatórias para que um par de óculos seja considerado ideal para esportes. Listamos algumas:

  • conforto – um item essencial para o bom desempenho;
  • resistência – óculos e lentes frágeis podem quebrar e causar sérios problemas;
  • ajuste no rosto – sem confiança é impossível focar na performance;
  • design adequado – pequenos detalhes na armação fazem diferença;
  • lentes corretas – além de assegurar sua melhor visão, também protegem os olhos de lesões;
  • acessórios – podem proteger o atleta e o adversário, além de deixar a visão mais confortável.

Armações

O mercado de óculos para esportes é quase tão diversificado quanto o de óculos usuais para o dia a dia. A diferença é que, neste caso, quem dita a armação é a modalidade esportiva que escolheu. Cada design possui características próprias com o objetivo de beneficiar o usuário, protegendo e cuidando dos olhos e expandindo seus potenciais.

Os desenhos das armações levam em consideração detalhes da anatomia para que se encaixem perfeitamente ao rosto e ao estilo de vida. Por exemplo, óculos para ciclismo e skate possuem hastes com poucas curvas para se acomodarem melhor debaixo do capacete. Falando nisso, alguns atletas optam por substituí-las por tiras elásticas que contornam a parte de trás da cabeça. Essa alternativa é principalmente indicada para esportes com bola, como futebol, vôlei, squash ou basquete.

No geral, as armações mais recomendadas para prática de atividades físicas, principalmente para as que envolvem impacto ou riscos de colisão, são aquelas que contornam todo o perímetro das lentes, protegendo-as de acidentes e reduzindo o perigo de quebrar e atingir o usuário ou outro atleta

Resumindo, quando for escolher a armação dos seus óculos para a prática de esportes, observe:

  • ajuste  – os óculos devem encaixar no rosto e oferecer conforto ao atleta;
  • resistência – o material da armação deve ser resistente a impactos;
  • flexibilidade – algumas hastes são mais flexíveis para garantir melhor encaixe no rosto;
  • acessórios de proteção – hastes flexíveis de borracha anti-deslizante que se prendem à orelha e bordas arredondadas evitam que o atleta se lesione ou machuque o adversário. Pequenos detalhes fazem a diferença.

Na dúvida, peça a opinião do seu oftalmologista que poderá ajudar na decisão para certificar que sua visão se mantenha segura e funcionando com total capacidade enquanto pratica exercícios.

Lentes 

As lentes especialmente desenvolvidas para a prática de atividades podem aperfeiçoar o desempenho, ampliando a clareza visual e principalmente, protegendo os olhos de possíveis lesões.

A seguir, conheça os materiais mais resistentes e os tratamentos disponíveis para cuidar das suas lentes e da sua visão. 

Materiais das lentes 

A tecnologia é uma grande aliada da visão. Hoje, os materiais utilizados para a fabricação de lentes são os mais diversos. No quesito resistência – fundamental para a prática de exercícios – as mais indicadas são de policarbonato e trívex. 

As de policarbonato são dez vezes mais resistentes a impactos e 30% mais leves do que as de acrílico, por exemplo, e bastante confortáveis

O Trívex se destaca por ser extremamente resistente. As lentes produzidas com este material também são mais nítidas e 10% mais leves que as de policarbonato.

Outra característica que difere os dois materiais é o índice de refração – o Trívex possui 1.53 e o policarbonato 1.59. Ou seja, as  lentes de policarbonato são um pouco mais finas pois quanto menor o índice, mais grossa será a lente.

Mas se no final,  sua decisão se basear no quesito resistência, qualquer um dos materiais citados será uma ótima escolha. 

Tratamentos

Tratamentos são soluções adicionais que potencializam as funções e durabilidade das lentes. A indústria óptica oferece uma gama de opções que atende a diversas necessidades, algumas especialmente desenvolvidas para finalidades específicas. 

Conheça, a seguir, alguns dos revestimentos essenciais para quem pratica esporte:

proteção UV – fundamental para quem pratica esportes, especialmente ao ar livre. Mesmo nos dias nublados, o sol continua emitindo raios ultravioletas. A exposição dos olhos a essa radiação pode causar irritação e, em casos extremos, até queimaduras nas córneas.

Antirrisco – protege as lentes contra a incidência de riscos, por queda, impacto ou manutenção. 

Antirreflexo – impede a formação de reflexos nas superfícies das lentes, oferecendo uma visão mais nítida e diminuindo os riscos.

Para saber mais sobre tratamentos para lentes, clique aqui.

Lentes Especiais

A Hoya investiu anos de pesquisas e tecnologia de ponta para apresentar uma opção de lente que beneficie tanto o atleta de alta performance quanto quem se exercita buscando qualidade de vida.  Como resultado surgiu a Hoya Sportive, lentes desenhadas para armações extremamente curvas, que permitem: 

  • campo de visão largo e sem obstruções devido ao desempenho óptico e à alta curvatura;
  • melhor visão periférica, essencial para muitos esportes;
  • proteção contínua contra o sol, o vento, a poeira e a luz ofuscante;
  • maior conforto visual;
  • um visual dinâmico e elegante.

Outro benefício incomparável é que a Hoya Sportive também possui a possibilidade de adicionar matizes, o que assegura um ótimo desempenho em diferentes condições climáticas.  A paleta de cores inclui 39 densidades de colorações e 25 opções de degradê, entre cores funcionais para a prática de esportes. Todas com a qualidade e tecnologia de ponta Hoya.

Quer saber mais sobre as lentes Hoya Sportive? Descubra em uma ótica perto de você.

ENCONTRE UMA ÓTICA PERTO DE VOCÊ

Leave a Reply