As lentes ideais para seus óculos ideais

 Como escolher lentes funcionais para seus óculos

Mais do que um objeto de correção visual, os óculos se tornaram acessórios que refletem o estilo e a personalidade de quem usa. Mas na hora de escolher, a funcionalidade das lentes deve vir em primeiro lugar. A avaliação da receita por um profissional é o primeiro passo para acertar na decisão. O grau de correção (dioptria) interfere na indicação dos tipos de armações e lentes e pode determinar a melhor opção para o usuário. O que não significa que a estética não deve ser considerada, afinal, imagem é sinônimo de autoestima e confiança. Parece uma decisão difícil, mas algumas informações podem descomplicar a tarefa. Confira nas próximas linhas. 

1 – Escolhendo as lentes

A tecnologia atual proporcionou grandes avanços no campo da saúde ocular. Hoje, são diversas possibilidades e tipos de lentes para correção de grau. Elas variam de acordo com o material e conforme a recomendação médica. 

O grau da dioptria e o erro de refração é que vão indicar a melhor escolha para o material das suas lentes (para mais informações acesse Guia rápido para lentes de óculos: materiais, formatos e focos ). As alterações mais comuns, que podem ser corrigidas com óculos são:

  • Miopia – dificuldade para ver objetos distantes.
  • Hipermetropia – dificuldade para enxergar objetos próximos.
  • Astigmatismo – visão embaralhada e distorcida tanto de perto quanto de longe. Pode ou não estar associada à miopia ou hipermetropia.
  • Presbiopia – dificuldade para focar objetos de perto. Normalmente ocorre depois dos 40 anos. Conhecido também como vista cansada.

As lentes também podem ser classificadas conforme o foco, sendo monofocal (visão simples), indicada para miopia, hipermetropia e astigmatismo; e multifocal (progressivas), recomendada para presbiopia. Saber qual usar é fundamental para garantir conforto e segurança visual.

Tratamentos para lentes

Como já mencionamos, a tecnologia é uma grande aliada da visão. A indústria óptica desenvolveu tratamentos para potencializar as funcionalidades e durabilidade das lentes. Esses revestimentos são soluções adicionais e que devem ser consideradas levando em conta principalmente as características do usuário e seu estilo de vida.  A seguir, algumas opções.

Antirreflexo

O antirreflexo impede os inconvenientes causados pelos reflexos da luz, oferecendo mais conforto para o usuário. A Hoya, por exemplo, possui uma linha variada. São eles: Blue Control, LONGLife, No-Risk, Clean Extra e Aqua. São opções que incluem ainda outros revestimentos específicos. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as próximas linhas.

Antirrisco

Como o nome diz, o tratamento antirrisco protege as lentes contra a incidência de riscos, por queda, impacto ou manutenção. É recomendado principalmente para crianças e pessoas que praticam esportes. Um bom exemplo é o No-Risk, da Hoya.

Antiestática ou antiaderente

Esta solução evita que a poeira se concentre nas lentes. Esta tecnologia pode ser encontrada em tratamentos como as lentes LongLife da Hoya.

Hidrorrepelente

O revestimento hidrorrepelente impede a aderência de líquidos nas lentes, como o suor, e proporciona o dobro de nitidez. Também são mais fáceis de limpar. Um ótimo exemplo é o tratamento Clean Extra, da Hoya, que ainda oferece outras soluções adicionais.

Liporrepelente

Diminui a adesão de gordura nas lentes, inclusive marcas de dedos, facilitando a limpeza e manutenção dos óculos. As opções antirreflexo da Hoya que oferecem o revestimento são: LongLife e No-Risk.

Proteção UV

Este tratamento não é opcional: todas as lentes devem ser revestidas com proteção contra raios ultravioleta

Proteção contra luz azul

É a opção antirreflexo que protege os olhos da luz azul emitida em excesso pelas telas de aparelhos eletrônicos. Este revestimento filtra a parte nociva dos raios azuis para prevenir os transtornos relacionados à exposição contínua. Pode ser utilizado por crianças e também por quem não precisa de grau de correção.

O Blue Control, da Hoya, oferece, além da proteção, um contraste maior e uma experiência de visão mais confortável.

2 – Escolhendo a armação

Considerar a estética e sua rotina na hora de escolher seus óculos é fundamental. Afinal, o acessório fará parte do seu dia a dia e deve ser confortável e agradável de usar e olhar. Algumas sugestões podem ajudar a encontrar o equilíbrio entre sua face, o design, a cor e o tipo de armação. Confira os materiais mais usados e também as recomendações para cada formato de rosto no artigo  Como escolher a armação de óculos que combina com seu rosto.

Estas são apenas algumas dicas, o que vale é você se sentir bem, considerando suas preferências e anatomia. Além disso, é preciso destacar novamente a importância da qualidade e funcionalidade das lentes. Como ressaltamos, durabilidade, conforto e segurança são fundamentais para que os seus óculos de correção façam parte da sua rotina e, nesses quesitos, você pode contar sempre com as lentes para óculos Hoya.

PROCURE UMA ÓTICA PERTO DE VOCÊ

Leave a Reply