Se você tem mais de 40 anos, precisa aprender essa palavra: presbiopia. O termo, que vem do grego, significa “olho velho” e serve para definir a perda gradual da capacidade de ver as coisas com nitidez de perto. É uma etapa normal do envelhecimento mas que pode ser controlada para não afetar a qualidade de vida. Quer conhecer os tratamentos? Continue lendo este texto.
O que é presbiopia?
Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é uma circunstância natural do envelhecimento, em que o olho vai perdendo gradativamente a habilidade de focar os objetos. Geralmente, os sintomas surgem a partir dos 40 e chegam a sua intensidade máxima aos 65 anos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros são presbitas e não possuem ou utilizam correções visuais adequadas. A presbiopia não tem cura, mas alguns tratamentos são eficazes e permitem manter uma vida normal. Continue lendo para saber mais.
O que causa a presbiopia?
Uma das causas apontadas para o envelhecimento da visão é o enrijecimento do cristalino, parte do olho que atua no foco. Quando jovens, essa estrutura é flexível e macia e muda de forma facilmente. Após 40 anos, se torna mais rígida, o que dificulta focar imagens corretamente.
Sintomas
Como já mencionamos, os sintomas costumam surgir por volta dos 40 anos, mas podem aparecer antes disso e se manifestam através de:
- visão embaçada de perto ou à distância de leitura;
- dificuldade em ler letras pequenas;
- precisar de distância para ler;
- dores de cabeça;
- olhos cansados e com ardência, principalmente ao ler;
- sensação de pálpebras pesadas;
- manchas na visão de perto;
- visão turva na transição entre perto e longe.
Tratamentos
O curso normal de envelhecimento dos olhos que provoca a presbiopia não pode ser interrompido ou revertido, no entanto, o problema pode ser atenuado com óculos, lentes de contato ou cirurgia.
Usuários de óculos que possuem dificuldades para ver de perto e de longe, podem optar por lentes progressivas e dessa forma, evitar as desvantagens de trocar de óculos sempre que precisar mudar o foco para perto ou para longe.
A perda de foco característica da presbiopia também pode ser corrigida com lentes de contato. As opções de materiais são variadas e ainda existe a opção do método monovisão em que um olho usa uma receita para visão de perto e o outro para visão de longe.
Quando a alternativa escolhida é a cirurgia, os principais métodos são: LASIK,PRK,LIO – Lente Intraocular para presbiopia, Radiofrequência e Lente reversível.
Lentes progressivas
A solução mais popular para corrigir a presbiopia são as lentes progressivas para óculos. As multifocais tanto possibilitam a visão para perto com nitidez quanto oferecem excelentes resultados em todas as distâncias. E hoje, com as atuais tecnologias, a adaptação ao acessório não é mais um problema.
A Hoya projetou uma linha especialmente para atender aos presbitas, levando em consideração cada estilo de vida e tendo como objetivo promover uma transição suave na mudança de foco além de um amplo campo de visão para perto. Conheça a seguir um pouco mais sobre os multifocais Hoya:
- Hoyalux ID MyStyle V+ – lentes 100% individualizadas, com campos de visão projetados conforme o perfil do usuário. Oferecem harmonização binocular, desenhos infinitos, parâmetros individuais, amplitude de visão, superfície integrada, maior campo para perto e outras vantagens;
- Hoyalux ID LifeStyle 3i – projetadas para se adaptar ao estilo de vida de qualquer usuário. Possuem 3 diferentes desenhos (Urban, Indoor e Outdoor) e também oferecem harmonização binocular, parâmetros individuais, amplitude de visão, superfície integrada, maior campo para perto e outros benefícios.
- Hoyalux VXT View Xpansive – lentes desenvolvidas para potencializar o campo visual nas extremidades. Proporcionam uma área de visão mais ampla com menores distorções em todas as distâncias. Oferecem surfaçagem freeform, view xpansion technology, auto ajuste e mais.
- Hoyalux BKS Back Side – lentes que possuem a progressão melhor ajustada aos olhos, proporcionando transição suave e amplo campo de perto. Possuem simetria horizontal, surfaçagem freeform, maior campo para perto,rápida adaptação e mais.
- Hoya Argos Progressive – lentes econômicas com melhor interação entre os campos de visão. Possuem surfaçagem freeform, rápida adaptação, transição suave entre os campos.
Tratamentos para lentes
O envelhecimento dos olhos pode provocar maior sensibilidade à luz e ao brilho. Para reduzir esse incômodo, uma boa dica são as lentes fotocromáticas, que escurecem e clareiam conforme a luminosidade, como as lentes fotossensíveis Sensity, da Hoya. Produzidas com tecnologia Stabilight, garantem máximo desempenho em todos os ambientes e oferecem 100% de proteção contra os raios UV.
Independente da lente que decidir usar, vale incluir um revestimento antirreflexo. O tratamento reduz os reflexos que podem distrair e causar cansaço visual, inclusive diminui o brilho e aumenta a nitidez para dirigir de noite, por exemplo. A Hoya oferece uma linha completa que inclui ainda outros benefícios como proteção contra luz azul (Blue Control), contra água, gordura, quedas e impactos. Conheça todas as opções aqui.
Depois dessa leitura, você já sabe que não é preciso temer o envelhecimento dos olhos – os tratamentos para presbiopia são diversos e eficazes. No entanto, quem pode indicar a melhor solução é o seu médico de confiança. Se começou a perceber sinais e sintomas de presbiopia, consulte um especialista e converse sobre as melhores opções de tratamento para você.