O desenvolvimento dos seus olhos

No princípio havia… o embrião. Como todos os outros órgãos humanos, nossos olhos passam por um processo de desenvolvimento durante as diferentes fases da vida. A seguir, destacamos momentos importantes para explicar como essa evolução acontece. Confira!

1. Embrião

Na segurança do útero da mãe, tudo começa progressivamente a tomar forma. Os olhos começam a se desenvolver já na quarta semana de gravidez.

2. Bebê

Após o nascimento, o desenvolvimento continua. A partir do segundo mês, o bebê reconhece os contornos do rosto e sabe distinguir as cores. Por volta do 3º mês, a distância de visualização é de 25 centímetros e, por volta dos seis meses, o bebê conseguirá ver até mesmo objetos à distância. Por volta do 8º mês, ele conseguirá distinguir o rosto de seu pai ou de sua mãe.

3. Crianças pequenas

Em um mundo repleto de estímulos visuais, as crianças pequenas têm muito que ver e descobrir. No entanto, nem todas as crianças pequenas têm uma visão excelente: algumas delas podem começar a sofrer com problemas de visão, como estrabismo ou ambliopia (olho preguiçoso). Sendo pais, portanto, observe seu filho com atenção e consulte um especialista se necessário.

4. Crianças

Outro problema de visão, a miopia, é frequentemente descoberta entre os 8 e 12 anos. Portanto, examine periodicamente os olhos do seu filho. Recomendação: não deixe que ele passe muito tempo olhando para o tablet, mas incentive-o também a brincar ao ar livre; isso tem um efeito positivo no desenvolvimento dos olhos.

5. Jovens adultos

Na era digital, as telas estão em todos os lugares. Para evitar que os seus olhos sejam sobrecarregados pelo computador (Computer Vision Syndrome), recomendamos que varie as distâncias de visualização, pratique exercícios em ambientes externos e relaxe um pouco ao ar livre.

6. Jovens profissionais

Computadores, celulares, tablets… é preciso estar conectado para acompanhar o mundo. Sua rotina inclui horas diante das telas? Considere utilizar óculos com lentes de filtro de luz azul: esse tratamento protetor diminui a luz do computador e seus olhos se cansam menos.

7. Quadragenários

A partir dos 40 anos, a presbiopia é o problema de visão mais comum. Peça orientação a um especialista para escolher os óculos certos e ter uma visão ideal.

8. Idosos ativos

No final da sua vida, os olhos já percorreram um longo caminho, o que aumenta o risco de sofrer certas doenças oculares. A boa notícia é que a maioria dos problemas de visão pode ser tratada. Portanto, o ideal é manter regularmente as visitas ao especialista e informá-lo  sobre qualquer incômodo para que possa ser recomendado o tratamento adequado.