Lentes freeform valem a pena?

Desde que surgiram as primeiras lentes bifocais que o homem continuou a aprimorar o design e a precisão das lentes oftálmicas. Por centenas de anos, esse refinamento óptico acabou encontrando um padrão de design e seguindo um processo estável sem sofrer muitas modificações. Na última década, no entanto, uma nova forma de fabricar lentes para óculos trouxe benefícios que incentivaram a indústria óptica a continuar investindo em tecnologia e pesquisa – a freeform. Quer saber qual a diferença dela para as lentes convencionais? Continue lendo este texto para descobrir.

O que é freeform?

As lentes freeform utilizam uma tecnologia de superfície avançada e de última geração. Nela, algoritmos de computador direcionam um torno com ponta de diamante que grava a prescrição no lado interno da lente.

Isso permite maior precisão na produção de lentes para óculos que podem ser ajustadas a diversos tipos de demandas visuais. As lentes freeform podem ser refinadas dez vezes mais do que uma lente para óculos convencional padrão.

Lente convencional x lente freeform

Esses refinamentos trouxeram benefícios. A verdadeira vantagem são os algoritmos de computador, usados ​​para incorporar tecnologias no design das lentes, maximizando a binocularidade e otimizando o corredor progressivo.

Para ilustrar melhor, podemos usar uma analogia simples: é como se as lentes convencionais fossem um terno comprado pronto e as lentes para óculos freeform um terno feito por um alfaiate, que considerou as medidas exatas de quem vai usá-lo.

Lentes Freeform Hoya

Vários fatores são usados ​​no cálculo de cada projeto e há duas tecnologias patenteadas que fazem das lentes Hoya sinônimos de qualidade e precisão. Confira: 

1) Tecnologia iD

A tecnologia iD calcula os componentes verticais do corredor de leitura para situá-los na superfície frontal da lente e ao mesmo tempo, posiciona os componentes horizontais na parte posterior. Isso permite que os olhos girem mais rápido e eficientemente para baixo através do corredor para obter a potência de leitura total.

2) Tecnologia de Harmonização Binocular (BHT)

A BHT leva em consideração a prescrição de cada olho individualmente e projeta as lentes como um par, trabalhando em conjunto. Cerca de 70% da população tem anisometropia ( uma diferença de graus entre os dois olhos).

Isso pode ser significativo quando os olhos giram ao longo dos campos de visão, pois a capacidade de leitura será diferente entre as duas lentes – especialmente quanto maior a anisometropia. O algoritmo do computador BHT ajusta isso nas lentes para permitir que os olhos trabalhem igualmente juntos, em binocularidade.

As vantagens da personalização

O benefício da tecnologia freeform é a personalização. A capacidade de precisão e a possibilidade de usar algoritmos de computador para alcançar a dioptria permitem criar uma lente superior, pronta para desempenhar múltiplas tarefas. Isso viabiliza a individualização da lente de acordo com as demandas visuais do usuário, tornando a adaptação muito mais fácil.

A HOYA é um dos fabricantes de lentes para óculos mais avançados do mercado, sempre evoluindo em designs e tratamentos de lentes individuais. Quer conhecer nossos produtos? Clique aqui e descubra uma ótica pertinho de você.

Fonte: https://blog.hoyavision.com/en-us/eye-care-professionals/the-future-of-lenses-is-free-form-progressive