Problemas de visão de doenças oculares frequentes

Existem condições oculares ou problemas de visão que podem afetar quase qualquer pessoa, como erros de refração, fadiga ocular digital ou olhos secos. Mas também existem transtornos que podem ter um impacto maior e ameaçar sua visão.

Seguem alguns dos problemas de visão mais comuns a serem observadas:

Erros refrativos

Quando os raios de luz não são focados corretamente na retina, mas atrás da retina, isso causa visão embaçada. Os óculos são a solução não invasiva mais simples para corrigir erros de refração, que incluem:

Miopia:

quando os raios de luz focam na frente da retina e objetos distantes parecem embaçados.

Hipermetropia:

quando os raios focam atrás da retina e os objetos de perto parecem embaçados.

Astigmatismo:

pode resultar em visão embaçada porque a córnea não é perfeitamente moldada para direcionar a luz para o olho.

Presbiopia:

causada pela perda de elasticidade da lente do olho devido ao envelhecimento


Olho seco

O olho seco é uma condição em que não há lágrimas suficientes e/ou a qualidade das lágrimas mudou e a superfície frontal do olho não está totalmente lubrificada. Os sintomas do olho seco são uma sensação de coceira ou pálpebras pesadas ou de algum corpo estranho no olho. Outros sintomas incluem picadas ou queimação, episódios de lacrimejamento excessivo, dor, sensibilidade à luz, vermelhidão nos olhos. Muitas pessoas com olho seco também podem apresentar algumas alterações na visão, como visão turva ou instável. Pessoas com sintomas de olho seco devem consultar um oftalmologista para determinar a causa, o que pode ajudar a orientar o tratamento.

Catarata

Esta é uma das condições oculares mais comuns. A catarata é classificada como uma doença ocular degenerativa, são áreas turvas que se desenvolvem no cristalino e sua cápsula que impede a luz de atingir a parte de trás (a retina) do olho. Isso pode levar à visão embaçada ou enevoada, principalmente à noite ou sob luz forte. 

A catarata é comumente encontrada em pessoas mais velhas, mas outros fatores podem aumentar o risco de desenvolver essa condição ocular. Estes incluem tabagismo, diabetes, má alimentação e superexposição aos raios ultravioleta. Um estilo de vida saudável com boa nutrição e óculos de sol com proteção UV podem ajudá-lo a evitar a doença. Se você já tem, pode ser corrigido com cirurgia.

Daltonismo

Esta é a dificuldade de ver ou distinguir entre certas cores. Mais comumente vermelho e verde, mas também pode ser azul e verde, ou azul e amarelo. O daltonismo é muitas vezes herdado, mas também pode ser um sintoma de doenças oculares, como glaucoma ou DMRI. Infelizmente, não há tratamento ou cura para esse problema, mas uma pessoa daltônica pode aprender a se adaptar de várias maneiras.

Fadiga ocular digital

Os dispositivos digitais tornaram-se uma parte natural de nossas vidas cotidianas, mas o uso prolongado de telas pode levar a muitos problemas de visão. A fadiga ocular digital é o desconforto ocular físico sentido por muitos indivíduos após duas ou mais horas em frente a uma tela digital.

Nossos olhos trabalham mais e focam com mais frequência ao olhar para uma tela. Isso pode causar sintomas como fadiga ocular, visão turva ou dupla e olho seco. Há também pesquisas que sugerem que a longa exposição à luz azul emitida por dispositivos digitais é nociva. Esta é uma condição que é facilmente tratada descansando por um tempo das telas e utilizando lentes com filtros para luz azul, como a Blue Control, da Hoya.

Olho preguiçoso (ambliopia)

Esta é uma condição na qual a visão de uma pessoa não se desenvolve adequadamente na primeira infância porque o olho e o cérebro não estão trabalhando juntos corretamente. Ocorre quando a visão em um olho não se desenvolve adequadamente, fazendo com que a criança confie no outro olho, mais forte. 

Observe que as crianças geralmente não se queixam de visão turva no olho amblíope porque isso parece normal para elas. As opções de tratamento incluem óculos de prescrição e exercícios de terapia visual.

Sensibilidade à luz (fotofobia)

Esta é uma intolerância à luz, geralmente fontes brilhantes, como luz solar, luz fluorescente e luz incandescente. A condição pode causar desconforto e a necessidade de apertar os olhos ou fechá-los. O uso de lentes coloridas, óculos de sol, lentes fotocromáticas ou polarizadas pode ajudar a aliviar o problema.

Estrabismo

O estrabismo é uma condição ocular em que os olhos se concentram em direções diferentes. Assim, o cérebro recebe duas imagens visuais, que podem levar à visão turva ou dupla e ao olho preguiçoso. 

Um estrabismo geralmente aparece antes dos cinco anos de idade, embora possa começar mais tarde na vida e geralmente é detectado durante um exame oftalmológico de rotina. Se diagnosticado precocemente, o estrabismo geralmente pode ser corrigido. A condição pode ser tratada com óculos corretivos, exercícios para os músculos oculares, cirurgia ou uma combinação dessas abordagens.

Não espere muito tempo para procurar ajuda nessas condições. Muitos destes problemas podem ser corrigidos com a ajuda de um exame oftalmológico adequado.

Marque uma consulta com um especialista se tiver algum dos sintomas descritos. Se não houver nenhuma condição encontrada, você receberá pelo menos uma atualização de status em sua visão, o que é bom para você!