Problemas de visão: como saber se preciso de óculos?

São diversos os motivos pelos quais as pessoas precisam de óculos. Alguns problemas podem ser hereditários, ou seja, transmitidos de pais para filhos. Um exemplo é a miopia. Porém, nem todo traço hereditário se desenvolverá. Além disso, há problemas que podem ser desenvolvidos por conta de alterações oculares ao longo da vida. Há ainda a situação da vista cansada causada pelo abuso de telas de dispositivos eletrônicos. Nestes casos, são indicadas as lentes para óculos Bluecontrol.

Descubra a Lente Ideal

Veja neste artigo quais são os principais problemas de visão e como é possível detectá-los.

Quais são os principais problemas de visão?

Os principais problemas de visão são miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. São distúrbios de visão que se caracterizam por um problema de foco. Isso ocorre porque a luz que chega à retina não é corretamente focalizada. A pessoa, então, enxerga o objeto de forma embaçada.

Em todos estes casos é possível corrigir o problema por meio de lentes para óculos. Em alguns, ainda é possível corrigir com lentes de contato ou cirurgia.

Quais são as características dos problemas de visão?

A miopia ocorre quando não conseguimos enxergar objetos distantes. Isso acontece porque a projeção da imagem ocorre antes da retina. Por isso, a pessoa só enxerga bem os objetos próximos. Já na hipermetropia é o contrário, a pessoa não consegue ver o que está perto, pois a imagem se projeta depois da retina.

O astigmatismo é um problema que atinge a córnea. Neste caso, a pessoa não consegue enxergar bem tanto de perto quanto de longe. A imagem se apresenta sempre embaçada.

no caso da presbiopia a pessoa não consegue focar nos objetos que estão próximos. Popularmente conhecida como “vista cansada”, atinge a população a partir dos 40 anos.

Veja abaixo a a galeria de imagens mostrando a distorção da visão afetada pelas ametropias (problemas de visão):

Em todos os casos, as lentes para óculos podem ser indicadas para corrigir o problema.

Como detectar cada problema de visão?

Um dos sintomas mais comuns e presentes em todas as doenças é a dor de cabeça. A dificuldade de concentração é outro aspecto que deve ser observado. Muitas vezes não conseguimos prestar atenção ou ler adequadamente e isso causa um cansaço mental. Por isso, é importante observar sinais de vista embaçada, coceira ou incômodo nos olhos. A sensação de areia na visão também pode ser um sinal de problema. Estes são sinais típicos de miopia.

No caso do astigmatismo, além de não enxergar bem de perto nem de longe, a pessoa pode ter fotofobia. Também é comum que a pessoa não consiga enxergar bem durante a noite, problema em comum com miopia.

A presbiopia pode ser detectada quando a pessoa não consegue ler letras pequenas – em um livro, por exemplo.

É muito importante procurar atendimento o quanto antes caso haja qualquer um destes sintomas. No caso da hipermetropia, por exemplo, o tratamento precoce é fundamental para que não haja uma evolução do problema.

Caso note qualquer um destes sintomas é importante procurar um oftalmologista. Apenas este profissional pode fazer o diagnóstico correto e seguro. Existem diferenças significativas entre as lentes para miopia, lentes para hipermetropia e lentes para presbiopia. Por isso, é essencial fazer as lentes para óculos em óticas confiáveis e de qualidade.

Encontre uma ótica agora mesmo! Clique aqui

veja onde encontrar as lentes para óculos hoya

Leave a Reply