Você sabe a diferença entre policarbonato e resina?

Você sabe a diferença entre policarbonato e resina? Descubra agora!

Na hora de confeccionar um par de óculos, todas as etapas têm sua importância e é necessário garantir que a necessidade de cada pessoa seja atendida. Uma dessas etapas é a escolha do material da lente. Sim, existem tipos diferentes de matéria-prima para a fabricação de lentes de grau e cada um deles tem suas vantagens e recomendações.

Conheça agora quais são os principais materiais utilizados para confeccionar lentes e
para quem são recomendadas.

Policarbonato

Policarbonato é um termoplástico utilizado em janelas de avião, escudos policiais e óculos industriais. Esse material é extremamente resistente e seguro. Porém, devido ao processo de confecção, as lentes de policarbonato podem ser até 30% mais leves do que uma de acrílico e 10x mais resistentes a impactos. Devido a essas características, este tipo de lente é indicado para óculos infantis e para pessoas que praticam esportes.
Recomendação: Com índice de refração de 1,59, lentes feitas com esse material são recomendadas para quem possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até 2 graus de astigmatismo.

Resinas

A resina utilizada em óculos é obtida a partir de uma liga plástica baseada em carbono. Apesar de ser um material encontrado na maioria dos objetos de plástico usados no dia a dia, a resina oftálmica recebe uma série de outros produtos químicos que aumentam sua qualidade e a torna mais resistente.
As vantagens de confeccionar lentes em resina são a durabilidade e o conforto que elas oferecem ao usuário. Além disso, elas também são resistentes contra impactos.

Resina comum

Possui um índice menor, por isso, é indicado para correção de graus baixos. Em graus mais altos, a lente fica muito grossa, o que não é interessante esteticamente.
Recomendação: Com índice de refração de 1,5, as lentes de resina comum são recomendadas para quem tem problemas visuais com baixo grau de correção.

Existem dois tipos de resinas utilizadas para confeccionar óculos. Confira a seguir qual é a diferença entre elas:

Resina superior

Possui índice de refração maior. Deste modo, as lentes feitas com esse tipo de material entregam um excelente padrão estético mesmo em casos de correções de graus elevados. Elas podem ser até 40% mais finas se comparadas às de resina comum, garantindo óculos mais leves.
Recomendação: Os índices de refração de 1,67 e 1,74 tornam a resina superior ideal para pessoas com alto grau de correção. Esse tipo de lente é recomendado para aqueles com mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia e mais de dois graus de astigmatismo.

As lentes de óculos podem ser feitas com 2 tipos de materiais: policarbonato e resina. Você sabe a diferença entre eles?

Conclusão
Como pode ver, escolher o material das suas lentes é um processo que exige atenção e cuidado. Ele está diretamente ligado ao seu grau de refração e ao tipo de correção.

Então, não custa lembrar, é importantíssimo consultar o oftalmologista para que ele indique a melhor lente para seu caso.

Fontes: SOSÓtica, OpticaNet, Lenscope