Dicas para descansar a vista após um dia cansativo

Dicas para descansar a vista após um dia de trabalho ou estudo

Depois de um dia cheio, com horas em frente ao notebook, seja por trabalho ou estudo, é comum sentir um cansaço na visão e até dores de cabeça no final do dia, caso o incômodo seja mais forte.

Observar como se sente no final do dia é o ponto inicial para verificar como anda a visão.

Para amenizar esse problema, aqui estão algumas dicas valiosas para descansar os olhos após horas de exposição às telas ou longas leituras:

  • Limite o tempo com smartphones e tablets

Após o expediente de trabalho ou de horas de estudo no computador, defina um tempo de lazer com smartphones e tablets. Ter horas ou minutos reservados para esses dispositivos evita que o dia todo seja resumido em manter a vista exposta às telas. Uma opção para substituir o lazer neste caso, é optar pela leitura de um livro, próximo a uma luminária. Além de ajudar a saúde ocular, há o benefício da melhora da qualidade do sono.

  • Colírio pode ser uma alternativa

Com a exposição diante das telas, é normal não piscarmos com tanta frequência, o que deixa os olhos mais secos e cansados. Com a ajuda de colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais, o cansaço pode passar no momento, mas é importante lembrar que o uso destas alternativas deve ser feito no máximo quatro vezes ao dia. Se usado com frequência pode causar danos na superfície ocular.

  • Chá de camomila acalma e faz bem para a visão

Conhecido como uma opção calmante, o chá de camomila serve também para lubrificar a visão, além de evitar irritações nos olhos. O processo para utilizar o chá nos olhos é separar um pedaço de gaze, umidificá-lo com o chá já frio e colocá-lo nos olhos fechados. Relaxe e deixe agir por quinze minutos antes de dormir. 

  • Tenha o acompanhamento de um especialista

Marcar uma consulta periódica com um médico oftalmologista todo ano é essencial para manter a saúde ocular em dia, pois são realizados exames de rotina e diagnósticos mais precisos de alguma queixa do paciente. 

  • Plantas beneficiam os ambientes e a visão

As plantas naturais não só tornam os espaços mais úmidos, mas também diminuem a poeira e partículas que podem incomodar a visão. Por isso, reserve um tempo em um espaço para descanso com muito verde após as atividades da sua rotina.

Agora que você já sabe como amenizar o cansaço dos olhos no dia a dia, aproveite para colocar algumas das dicas acima em prática e veja uma melhora na sua visão e bem-estar.

É importante lembrar que caso os sintomas persistam, agende uma consulta com um especialista para um diagnóstico mais preciso!

Fonte: Clínica Instituto de Olhos da Amazônia