Os raios UV e UVB podem afetar sua visão. Proteja-se!

Os raios UV e UVB podem afetar sua visão. Saiba como se proteger!

Provavelmente você já ouviu falar na importância de utilizar protetor solar para se proteger contra os raios UV, certo? Mas você sabia que a radiação ultravioleta também pode causar danos à sua visão?

Os efeitos causados pela exposição aos raios UVA e UVB nos olhos são tão graves quanto os da pele, levando ao desenvolvimento de doenças graves. Por isso, os óculos de sol devem ter a mesma relevância no seu dia a dia, quanto o protetor solar. Leia o artigo até o final para saber mais sobre o quão prejudiciais são os raios ultravioletas e como se proteger deles.

O que são raios UV?

O sol emite luz ao nosso planeta em formato de ondas eletromagnéticas, transportando quantidades variáveis de energia que dependem da frequência. Cada frequência gera uma cor, sendo a violeta a maior que nossa visão é capaz de enxergar. Quando essa frequência excede à violeta, é considerada ultravioleta, correspondente a 10% de toda a luz que atinge a Terra. Os raios solares de frequência elevada são extremamente nocivos à nossa saúde, podendo causar câncer de pele e problemas de visão.

Os tipos de raios UV são divididos em:

● Raios UVA
São considerados os mais nocivos, pois têm alta capacidade de penetração no organismo. Eles estão presentes em 95% de toda radiação solar à qual estamos expostos.
O que causam: envelhecimento precoce, câncer, catarata e degeneração macular.

● Raios UVB
Correspondem a 5% da radiação solar e apresentam efeitos mais superficiais.
O que causam: vermelhidão e queimaduras na pele e nos olhos.

Como a radiação UV prejudica a visão?

Assim como acontece com a nossa pele, a exposição dos olhos ao alto nível de radiação causa envelhecimento e degrada as superfícies com a qual tem contato. Os danos causados aos olhos podem levar anos para se manifestarem e se tornarem perceptíveis. E, por isso, se expor aos raios UV sem proteção é tão perigoso: você não percebe os problemas causados imediatamente.

Doenças nos olhos causadas pelos raios UV

  1. Degeneração macular
    Pode provocar a perda de visão em pessoas idosas e é uma das causas mais frequentes de cegueira no mundo;
  2. Queimaduras na córnea
    Assim como queimam a pele, os raios solares também causam queimaduras nas córneas, causando muita dor e perda temporária da visão;
  3. Pterígio
    Conhecida também como carne crescida, trata-se de uma espécie de membrana fibrosa que se desenvolve na parte branca dos olhos e vai em direção à córnea;
  4. Catarata
    Opacidade do cristalino, parte do olho responsável por filtrar e focar os raios de luz. É a maior causa de cegueira no mundo.

Como se proteger da radiação ultravioleta?

A melhor maneira de se proteger contra os raios ultravioletas é usando óculos de sol com proteção UVA e UVB. O ideal é escolher um modelo com 95% a 100% de proteção. Outra indicação interessante são as lentes polarizadas, que oferecem 100% de proteção independentemente do material, bloqueiam os raios de luz posicionados no eixo horizontal e deixam passar apenas os verticais, melhorando a sensação de ofuscamento das lentes.

A Hoya desenvolveu diversos modelos de óculos escuros, com lentes coloridas e polarizadas, para que você possa aproveitar os dias de sol sem se preocupar com a exposição à radiação ultravioleta. Acesse nosso site e conheça o portfólio completo.

Lembre-se: as visitas a um especialista são essenciais para garantir a saúde de seus olhos e diagnosticar precocemente possíveis problemas de visão.

Fontes: Retina Brasil, Viva Oftalmo, Advision Oftalmologia e RetinaPro.