Exposição excessiva a telas pode causar miopia infantil.

Exposição excessiva a telas pode causar miopia infantil

A miopia em crianças de idade entre 6 e 14 anos vem aumentando nos últimos anos, principalmente após a pandemia. Um dos motivos desse fenômeno é a alta exposição a telas de celulares, tablets e notebooks. Antes de descobrir como a luz azul afeta a visão da criançada, entenda o que é a miopia.

O que é miopia?

Miopia é um problema de visão comum que afeta a capacidade de enxergar nitidamente objetos distantes. Ou seja, quanto mais longe o objeto, mais a visão fica embaçada. Este erro de refração é definido pelo globo ocular do míope que está muito longe e, ao invés de ter a imagem criada na retina, realiza o processo antes de chegar até ela. A miopia infantil afeta principalmente crianças em idade escolar.

Por que crianças se tornam míopes?

O primeiro fator que pode determinar a causa da miopia em uma criança é genético e hereditário. Isso significa que famílias onde há míopes têm maiores chances de ter filhos que desenvolvam esse problema de visão.
Atualmente, outro motivo tem se tornado frequente no desenvolvimento da miopia infantil: os novos hábitos dessa geração. Principalmente durante a pandemia, as crianças passaram a usar mais celulares, tablets e notebooks, ficando expostas exageradamente a luz azul.

Por que a luz de telas são prejudiciais à visão?

Atividades que exigem muita proximidade da criança para enxergar e o uso excessivo de celulares e telas digitais, fazem com que os pequenos fiquem cada vez mais conectados e dentro de casa, em detrimento da prática de brincadeiras ao ar livre. Deste modo, os olhos focam em um objeto por longos períodos, causando o espessamento gradual e a atrofia da pupila.

Como evitar a miopia infantil causada por telas?

Uma maneira simples de retardar o aparecimento da miopia em crianças é incentivando atividades ao ar livre. A luz solar direta promove saúde aos olhos e melhora o foco à distância. Confira outras dicas para evitar que a criançada exagere no uso de telas:

✔ Limite as atividades com telas entre 8 e 15 semanas;
✔ Evite dispositivos eletrônicos para crianças de até 2 anos;
✔ Faça pausas durante o uso das telas;
✔ Realize consultas com o oftalmologista para acompanhar possíveis alterações
oculares;
✔ Use as lentes MiYOSMART da Hoya caso o diagnóstico de miopia infantil seja
confirmado.

Lentes MiYOSMART

A Hoya desenvolveu lentes específicas para o tratamento e desaceleração da miopia infantil: a MiYOSMART. Elas foram baseadas na tecnologia de desfocagem periférica (Defocus Incorporated Multiple Segments, DIMS), desenvolvida em parceria com a Universidade Politécnica de Hong Kong, em 2014.
Além de menos invasivas, as lentes MiYOSMART corrigem o defeito visual de toda a superfície ocular e possuem uma área de tratamento com formato de anel que retarda a progressão da miopia. Alternando o foco e a área de desfoque, essas lentes promovem visão clara, enquanto tratam a miopia.
Com a saúde ocular das crianças não se brinca. Então, em caso de diagnóstico da miopia infantil, prefira produtos de qualidade e alta tecnologia como as lentes Hoya para o tratamento. Acesse nosso site para conhecer a MiYOSMART e outras lentes de nosso catálogo.

Fonte: Oculare Oftalmologia e Hoya