Óculos de sol com grau – 5 motivos para começar a usar

Dado certos equívocos sobre – e resistência a – óculos de sol com grau, é importante saber as vantagens do uso deste acessório. Mais do que compor um visual, os óculos de sol graduados oferecem proteção e segurança para os seus olhos. Separamos 5 motivos para você adotá-los como itens obrigatórios no dia a dia. Confira:

Benefícios dos óculos de sol graduados

1 –  Prevenção de doenças

A maioria das pessoas não sabe que o sol pode prejudicar a visão e a pele ao redor dos olhos. Por exemplo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde até 20% das cataratas podem ser causadas por exposição excessiva aos raios UV.

Outras condições oculares também podem resultar de muita exposição aos raios UV – como fotoceratite, degeneração macular, melanoma e pterígio.

2 –  Segurança

Óculos de sol graduados ainda oferecem proteção contra danos causados ​​por outros elementos em ambientes externos como vento forte, poeira, areia e outros detritos transportados pelo ar que irritam os olhos e podem arranhar a córnea.

Além disso, quando os olhos estão protegidos e você está vendo o seu melhor, você também está protegendo os outros. Por exemplo: ao dirigir com lentes polarizadas, seu tempo de reação é visivelmente mais rápido. Os óculos de sol reduzem o brilho e mantêm você seguro em situações que exigem atenção total, como dirigir ou andar de bicicleta.

3 – Menos tensão, menos dores de cabeça

Você provavelmente conhece o termo “luz azul”, principalmente se nos referirmos a trabalhar em frente a uma tela durante longas horas – e que pode causar fadiga ocular digital e vários outros sintomas, como dores de cabeça, olhos cansados ​​ou ardentes, e mais.

No entanto, a luz azul também pode vir do sol e, de fato, 15 minutos ao sol equivalem a 12 horas na frente de uma tela. Estima-se que 25% a 30% da luz solar consiste em raios de luz azul.

4 – Adaptação ao escuro

Os óculos de sol com grau aumentam a clareza visual bloqueando os raios UV e reduzindo o brilho durante o dia, mas também podem ter um impacto positivo na visão à noite.

De acordo com a American Optometric Association (AOA), estudos mostraram que a exposição diurna à luz solar comum pode produzir efeitos colaterais temporários, mas cumulativos, na adaptação ao escuro e na visão noturna. Além dos benefícios diurnos, óculos de sol de alta qualidade também podem ajudar a reduzir a perda de visão noturna.

5 – Melhor experiência ao ar livre, durante todo o ano

Muitas vezes, dependemos de comportamentos compensatórios para encontrarmos uma visão confortável quando estamos ao ar livre, como apertar os olhos e até evitar completamente o sol. Os usuários de lentes solares de prescrição têm uma melhor experiência em ambientes externos – mesmo no inverno. Eles desfrutam do conforto, clareza e proteção que vêm com óculos de sol graduados.

Checklist: como escolher óculos de sol graduados

Os óculos de sol prescritos são a melhor solução de saúde ocular para proteger os olhos, as pálpebras e a pele ao redor dos olhos dos danos relacionados ao sol. Com tantos avanços na tecnologia de lentes na última década, estes são os recursos que você deve procurar quando for adquirir os seus:

-100% proteção UV

-Proteção contra luz azul solar

-Conforto

-Clareza visual

-Contraste

-Proteção contra impactos

-Redução de brilho

-Escuridão extra ao ar livre

-Variedade de estilo

-Transição interior/exterior (opcional)

Se você busca mais praticidade no dia a dia, e não está disposto a carregar dois pares de óculos, pode optar por lentes fotossensíveis como a Sensity 2. Essas lentes proporcionam conforto em diferentes situações de luz. Isso permite uma variedade de combinações que atendem às diferentes necessidades e podem ser adaptadas para quase todos os designs de lentes Hoya.

Agora que já conhece os argumentos, pode fazer escolhas mais saudáveis e práticas da próxima vez que for trocar seus óculos de sol. E qualquer dúvida, não hesite! Utilize nossos canais de comunicação. Estamos prontos para atendê-lo!