Exercícios para os olhos – comece já!

Movimentar e treinar a visão ameniza e alivia os sintomas de cansaço

Quando o assunto é saúde, a prática de exercícios é hábito obrigatório para quem busca qualidade de vida. Com a visão não é diferente. Não basta usar seus óculos com frequência, movimentar os olhos e treiná-los da maneira certa pode fazer diferença e trazer melhorias para quem precisa ou não de correção visual. Ao contrário da maioria das atividades físicas, eles podem ser feitos em qualquer lugar e não demandam muito tempo ou aparelhos específicos, e proporcionam bem-estar, conforto e relaxam os músculos oculares.

Problema x solução 

Celulares, computadores, tablets, a funcionalidade dos aparelhos eletrônicos transformou a vida moderna mas também trouxe novos problemas. A exposição exagerada às telas exige mais da visão e pode provocar fadiga, enfraquecendo os músculos oculares que acabam se tornando menos eficazes.

O resultado são olhos cansados, com sintomas que incluem geralmente coceira, irritação e vermelhidão , e que podem vir acompanhados de dores de cabeça e tensão na área do pescoço. A boa notícia é que a prática de exercícios simples, direcionados para a região ocular, podem ajudar a aliviar e amenizar essas condições. Selecionamos 7 dicas para quem deseja começar. Continue a leitura para conhecê-las.

Os exercícios

Círculo – movimente os olhos como se estivesse acompanhando o desenho de um círculo. No sentido horário e depois ao contrário.

Vertical e horizontal – mexa os olhos para cima e para baixo e depois de um lado para o outro.

Oito – acompanhe com os olhos o desenho de um oito na horizontal no chão ou em uma parede branca. Repita por 10 vezes, mude o sentido e repita por outras dez. Depois olhe para a esquerda por 5 segundos. Volte ao normal e finaliza olhando para a direita.

Todos os lados – durante 3 sessões de dez segundos cada, vire os olhos para todas as direções. Esse movimento é recomendado especialmente após muito tempo em frente às telas do computador ou celular.

Foco e lateralidade – com os polegares para cima, posicione os braços dobrados a uma distância de mais ou menos 40 cm do rosto. Vire a cabeça para os lados mas deixe o olhar fixo nos dedos . Faça o movimento por 30 segundos.

Mãos nos olhos – com os cotovelos apoiados em uma mesa, acomode as palmas das mãos sobre os olhos. Respire devagar por um minuto.

Massagem – com os dedos, faça círculos na região acima dos olhos. Depois leve-os  ao centro da testa e puxe-os para o lado. Faça 3 sessões de um minuto.

Os exercícios sugeridos podem ser feitos em qualquer momento do seu dia. Uma boa ideia é encaixá-los em horários de pausa, como depois do expediente ou na hora do almoço. Mas é bom destacar que, mesmo trazendo benefícios para a saúde, eles não substituem as visitas ao oftalmologista. Antes de qualquer medida, consulte sempre um médico especialista.

ENCONTRE UMA ÓTICA PRÓXIMA DE VOCÊ:

Leave a Reply