Curiosidade: Por que vemos duplicado quando bebemos?

Quando as pessoas exageram no consumo de álcool, é muito provável que fiquem com a visão “duplicada”! Mas existe uma explicação científica para esse fenômeno, sabia? Explicamos abaixo como o álcool afeta seus olhos.

Você sempre enxerga em dobro, sabia disso?

Vamos lhe contar um segredo: a sua visão enxerga sempre em dobro. A única diferença é que seu cérebro, quando você está sóbrio, é capaz de combinar duas imagens em uma. Se você bebeu um pouco demais, seu cérebro e os músculos dos olhos não funcionarão tão bem. Como resultado, seus olhos se desviam em todas as direções, tornando ainda mais difícil para seu cérebro formar uma imagem única e nítida. Isso explica o fato de ficarmos com a visão “duplicada”.

O nome científico dessa visão dupla é diplopia, e ela tem outras causas além do consumo de álcool. Por outro lado, a diplopia não é o único efeito que o álcool tem sobre os olhos. Os músculos dos olhos relaxam, o que diminui o campo de visão. Suas pupilas também reagem um pouco mais lentamente, o que torna sua visão mais embaçada.

Sentidos mais lentos 

Quando você bebe um pouco demais, isso também afeta sua percepção de distância e profundidade. No entanto, mesmo em condição sóbria, ambas não são percebidas pelos olhos. O cérebro é que calcula com extrema rapidez, o que não é possível quando você está embriagado.

Se você quiser descartar qualquer risco de que os sintomas acima lhe causem problemas, só há uma solução: controlar o consumo de álcool.