Como funcionam as lentes fotossensíveis

Parece até mágica: já observou como funcionam as lentes fotossensíveis? Como é possível um objeto mudar de tonalidade tendo como gatilho apenas a mudança de luminosidade? Na verdade, não existe nada de extraordinário nisso. A alteração pode ser explicada através da química. Mas como isso funciona? Se você também faz parte do time dos curiosos, continue lendo este texto e descubra.

O que são lentes fotossensíveis?

Lentes fotossensíveis são aquelas que escurecem imediatamente quando expostas à luz e clareiam novamente quando retornam à ambientes escuros. O segredo da mudança é uma reação química – as moléculas utilizadas na composição das lentes são sensíveis aos raios UV, que afetam o equilíbrio dos elementos que reagem e escurecem.

Benefícios

Os benefícios das lentes fotossensíveis são inúmeros. Para começar, são aliadas da saúde da visão porque garantem 100% de proteção contra os raios ultravioletas, origem de muitas doenças oculares. Além disso, uma das principais vantagens das lentes fotossensíveis é oferecer praticidade a quem usa óculos e não precisa trocar o acessório cada vez que muda de ambiente.  Também proporcionam conforto visual principalmente quando associadas  a cores como marrom (indicado para míopes) e verde (para hipermétropes).

Luz Azul

Como protegem os olhos dos raios UV, as lentes fotossensíveis também atuam como importantes ferramentas contra a luz azul emitida pelas telas e prejudicial à saúde. Especialmente para quem tem uma rotina que inclui muitas horas na frente de eletrônicos, essa tecnologia pode fazer a diferença na prevenção de doenças como Síndrome da Visão de Computador. E essa função pode ser potencializada com filtros desenvolvidos exclusivamente para conter esses raios, como o Blue Control

Lentes Fotossensíveis x Lentes de sol

A diferença principal das lentes fotossensíveis e das lentes usadas em óculos de sol, é que as segundas são escuras o tempo todo. A tonalidade não sofre alteração em nenhuma situação. E como já explicamos, as lentes fotossensíveis  mudam de cor conforme a presença de radiação UV no ambiente.

Tempo de ativação 

A tecnologia permite que as lentes fotossensíveis atuais reajam mais rapidamente do que as primeiras que surgiram no mercado. As principais marcas são ativadas em menos de um minuto. E não para por aí. As lentes estão sempre evoluindo. A Hoya, por exemplo, acaba de lançar a Sensity 2. Entre as funções que receberam upgrade está o tempo de reação – escurece duas vezes mais rápido que a  geração anterior.

Lentes Hoya Sensity 2

Além de reagir mais depressa às mudanças de ambiente, a Sensity 2 também possui  Tecnologia Stabilight, desenvolvida com exclusividade pela Hoya para assegurar desempenho consistente, independente do clima e luminosidade. E as novidades continuam: a Sensity 2 tem tecnologia de precisão para adesão superior do revestimento, oferece extrema transparência em ambientes internos e alta redução de brilho.

Está esperando o que? Clique aqui para encontrar uma ótica parceira Hoya e aproveite hoje o que o futuro tem a oferecer.