Como aproveitar o verão e manter a saúde dos olhos em dia

Vem chegando o verão… e o calor não afeta só o coração. Se proteger dos riscos do sol faz parte da rotina de quem mora em um país propenso a altas temperaturas como o nosso. Todo mundo já conhece as recomendações para manter o corpo saudável nesse período: fortalecer a hidratação, usar filtro solar com proteção UV e tentar não se expor ao sol em excesso. Mas você sabe como tratar da saúde dos seus olhos? Como evitar danos comuns nessa época do ano? Algumas medidas simples, como usar óculos e lentes adequadas, podem ajudar na tarefa, mas existem outros cuidados. Quer saber quais são? Continue lendo para manter seus olhos seguros e prontos para aproveitar a estação.

1. Use óculos de sol

Não existe novidade nessa dica. Óculos de sol são necessários mesmo em dias nublados quando os raios ultravioletas continuam presentes. A dica aqui é ficar atento: exija lentes com proteção 100% UV. E se puder, reforce a defesa com um chapéu de aba larga. Quem precisa de grau para correção, pode recorrer a lentes fotossensíveis, como a Sensity, da Hoya, que muda de cor de acordo com a luminosidade do ambiente. Pode parecer trivial mas é bem sério: a luz do sol pode queimar a superfície dos olhos, causando uma condição bastante dolorida conhecida como fotoqueratite. Além da dor, provoca vermelhidão, manchas e até perda temporária da visão. Por isso, previna-se! 

2. Use óculos até debaixo d’água

Não dá para ficar longe da água quando o calor chega. Cachoeira, lago, mar ou piscina são refúgios para quem quer se refrescar. Mas cuidado com o mergulho. Nossos olhos estão ainda mais vulneráveis debaixo d’água, expostos a perigos não visíveis e que podem ser bastante nocivos como os produtos químicos usados para manter as piscinas limpas. O cloro, por exemplo, pode prejudicar a película lacrimal natural que umidifica o olho. Por isso, tente não abrir os olhos debaixo d’água, use óculos próprios para natação e assim que sair, molhe os olhos  fechados com água doce.

3. Lubrifique os olhos 

Ar condicionado e ventilador em todos os lugares podem até aliviar um pouco a sensação de mal estar provocada pelo calor, mas acabam causando outro desconforto. Olhos ressecados, coceira, vermelhidão, visão embaçada, impressão de areia na vista e incômodo após ler ou expor a visão às telas podem ser sintomas da Síndrome do Olho Seco. Para garantir a proteção da sua visão, lembre-se de piscar sempre, principalmente quando estiver na frente do computador. Beba bastante água e evite coçar os olhos. Você também pode utilizar lentes que filtram a luz azul emitida pelas telas como a Blue Control, da Hoya. Além disso, pode ser necessário recorrer ao uso de colírios, mas procure a ajuda de um especialista antes de tratar por conta própria. Somente um profissional pode indicar o melhor tratamento para você.

4. Cuide-se com atenção

No verão, é normal reforçar os cuidados com o corpo. Afinal a estação é um convite para atividades ao ar livre e para manter a aparência saudável dos cabelos e proteger a pele dos riscos do sol, vale abusar de protetores, hidratantes e filtros solares. Mas cuidado! Evite aplicar produtos muito próximos aos olhos. Eles podem causar irritações e alergias se entrarem em contato com a visão. Nesse caso, a indicação é lavar bem os olhos e evitar coçá-los porque pode piorar a lesão.

5. Cuidado redobrado com lentes de contato

Se você vai à praia, piscina ou cachoeira é bom levar um par de óculos. Lentes de contato podem representar um risco à saúde da visão quando em contato com água contaminada com bactérias que podem causar infecções oculares. Elas podem se hospedar entre a córnea e a lente e provocar graves problemas. O recomendado é trocar as lentes de contato por óculos de grau ou de sol com lentes de grau sempre que for para um desses lugares.

Agora que você já sabe como proteger seus olhos, pode aproveitar a estação mais alegre do ano sem se preocupar com a saúde ocular. No entanto, se vai viajar para as festas ou sair de férias, lembre-se que outras ocorrências podem acontecer, por isso, tenha sempre o contato de um especialista perto de você.

Fonte: https://www.visaohospital.com.br/6-cuidados-com-os-olhos-no-verao/