Desvendando mitos sobre óculos e visão

Algumas informações sobre visão e óculos são tão comuns que, por fim, aceitamos como fatos, sendo reais ou não. Esses conceitos acabam passando de boca em boca até parecerem verdades e podem interferir em decisões importantes, que podem influenciar a sua saúde. Quando esses boatos prejudicam seu bem-estar, é hora de parar e analisar as fontes – especialmente se podem afetar a qualidade da sua visão. Quem nunca ouviu falar que comer cenoura faz bem para a vista? Ou que ler em movimento danifica os olhos? Descubra, nas próximas linhas, a verdade sobre estes e outros mitos relacionados aos óculos e à visão.

Mito 1 – Óculos podem piorar a visão

Os óculos melhoram sua visão modificando a entrada dos raios de luz nos seus olhos, mas não mudam o globo ocular. Se você tem a impressão de que está enxergando menos ao tirar os novos óculos pode ser por dois motivos:  a perda da nitidez recém adquirida com o  uso do acessório e a possibilidade dos olhos estarem mais relaxados já que, com a ajuda das lentes, não precisam de tanto esforço para focar com clareza.

Mito 2 – Óculos criam dependência

Como mencionamos, a estrutura dos olhos não é modificada pelo uso dos óculos. Se você tem a sensação de que precisa do seu o tempo todo é porque está se habituando com uma visão melhor. 

Mito 3 – Computadores danificam a visão

A exposição prolongada às telas pode causar fadiga ocular, olhos cansados, dores de cabeça e outros sintomas de mal estar. O problema está na luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos, em altas quantidades, é nociva para sua visão. Algumas atitudes podem ajudar a amenizar: descanse a vista a cada 20 minutos, olhando para cima ou para o outro lado e lembre-se de piscar com frequência para manter a lubrificação dos olhos

Existem óculos que foram desenvolvidos para proteger sua visão. Para quem precisa de correção de grau, a Hoya disponibiliza as lentes Sync III. Projetadas com uma área de impulso na parte inferior, essas lentes reduzem a tensão ocular e relaxam a musculatura dos olhos e por isso, proporcionam maior conforto na utilização de aparelhos eletrônicos.

Além disso, as lentes Hoya contam com o tratamento antirreflexo Blue Control – desenvolvido especialmente para filtrar a luz azul e proteger os olhos. Pode ser usado por quem precisa ou não de grau e por todas as faixas etárias.  

Mito 4 – Óculos são para a vida toda

Se você usa óculos já descobriu: é um erro pensar que o grau de correção é estável e permanente. As dioptrias mudam e por isso, é recomendado visitar um profissional especialista pelo menos uma vez por ano, caso não possua nenhum sintoma. Outra razão para estar sempre em dia com os exames oculares é que depois dos 40, 50 anos, é comum o surgimento da presbiopia, ou vista cansada, que nada mais é do que uma hipermetropia referente à idade. 

Mito 5 – Ler em movimento prejudica a visão 

Quem nunca ouviu falar que ler em movimento faz mal à vista? Existe uma versão da frase que afirma que pode até provocar o descolamento da retina. Essas informações não procedem. Ler dentro do transporte pode ser desconfortável e gerar cansaço e dor de cabeça porque exige esforço dos olhos para focar, mas não causa erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Além disso, a retina é a área do globo ocular que funciona como receptora dos estímulos luminosos e os envia ao nervo óptico. Somente um impacto muito forte pode provocar seu descolamento do fundo do olho. Portanto, se você não sente dificuldade ou mal estar, pode continuar aproveitando a viagem para atualizar a leitura.

Mito 6 – Cenouras fazem bem para a visão

Afinal, ninguém nunca viu coelho de óculos. Brincadeiras à parte, a frase tem fundamento – cenouras são ricas em betacaroteno, uma espécie de vitamina A, que é antioxidante e ainda preserva e auxilia  no funcionamento da superfície do olho, atuando na prevenção de problemas como degeneração macular, cegueira e catarata.

Agora que você já sabe um pouquinho mais, não esqueça de compartilhar as informações. 

Assuntos como óculos e visão são tão intrigantes e surpreendentes que aguçam a curiosidade e acabam gerando boatos. E falando nisso:  quais outras dúvidas podemos esclarecer? Conta pra gente! Pode ser pauta do nosso próximo texto.

Fontes:

https://www.soportugues.com.br/secoes/artigo.php?indice=20

https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/common-eye-vision-myths-facts

https://luxreaders.com/blogs/articles/10-myths-about-glasses-and-eyes

DESCUBRA SUA LENTE IDEAL