5 Dicas para ter uma ótica de sucesso

Ter uma ótica de sucesso pode parecer uma tarefa um tanto quanto árdua, haja vista a concorrência existente no mercado ótico que é cada vez mais difícil de ser superada. Contudo, saiba que algumas medidas simples, mas de grande importância, podem facilitar o crescimento de um estabelecimento comercial desse tipo.

Com muito planejamento e boas estratégias, a venda de óculos pode se tornar um negócio muito bem-sucedido e é exatamente por isso que abrir uma ótica tem sido a opção de muitos empreendedores. Se esse também é o seu objetivo ou se você já possui uma loja e deseja fazer o seu negócio crescer ainda mais, acompanhe nosso artigo e conheça 5 dicas para fazer sua ótica ser um grande sucesso.

Faça a regulamentação do seu negócio

Abrir uma ótica exige muita atenção quanto às normas e legislação vigentes para esse segmento de mercado. Então, se você faz parte do grupo que está apenas dando os primeiros passos para abrir esse tipo de negócio, considere que existem questões burocráticas que precisam ser resolvidas.

Verifique quais são as exigências para registrar a ótica nos órgãos responsáveis por esse procedimento, como Receita Federal, do Município e da Fazenda, além da Junta Comercial. Se tiver dificuldades nesse sentido, conte com o auxílio de um contador.

Verifique ainda se a comercialização dos seus produtos está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Essas medidas relacionadas à regulamentação do seu negócio são fundamentais para que ele funcione atendendo todas as determinações da lei desde o início e você não tenha que enfrentar problemas depois que a ótica já estiver funcionando.

Calcule o investimento necessário

Outra iniciativa importante para quem quer abrir uma ótica é calcular com cautela o investimento inicial necessário. É preciso estar preparado financeiramente para ter uma quantia que seja o suficiente para os gastos iniciais.

O seu investimento irá depender das suas condições, do tamanho da loja e do local onde ela estará localizada. Mas se você deseja abrir uma ótica de pequeno porte, já pode considerar um valor entre 40 e 50 mil reais como um bom caixa disponível.

Saiba escolher bem os seus fornecedores

A escolha dos seus fornecedores é um ponto que precisa ser muito bem estudado. Isso porque essa questão interfere na satisfação dos seus clientes e também na sua lucratividade.

Pesquise o suficiente para chegar a um fornecedor que lhe garanta um bom custo benefício. Isso significa poder contar com produtos de qualidade, que satisfaçam as necessidades do seu cliente, mas ao mesmo tempo possam ser adquiridos por você por valor razoável.

A questão dos preços praticados pelo fornecedor é importante porque irá refletir no valor que será cobrado do cliente. Esses preços tem que condizer com a realidade do seu público e é um dos elementos que farão ou não o seu negócio crescer.

Invista em bons equipamentos e mobiliários

Um dos diferenciais de uma ótica de sucesso é a sua estrutura. Por isso, invista em equipamentos e mobiliários apropriados para esse tipo de atendimento.

Não deixe de adquirir equipamentos básicos utilizados em uma ótica, como, facetadeiras, lixadeiras para lentes, pupilômetro, lensômetro, entre outros. Capriche também no visual da loja, investindo em vitrines chamativas, balcão de exposição dos óculos e um balcão amplo de atendimento.

Tenha ainda um local com espelhos, assentos e uma boa iluminação, onde os clientes possam se acomodar e ficar a vontade para provar os óculos.

Tenha uma equipe preparada

Uma equipe preparada e atenciosa é um dos segredos para ter uma ótica de sucesso e ser um diferencial diante da concorrência.

Por isso, é preciso contar com um profissional capacitado, que interprete de forma correta as receitas na venda de óculos. Quanto aos demais atendentes, eles precisam priorizar sempre o bom atendimento, baseado em eficiência, gentileza e muita dedicação ao cliente.

Ter uma equipe competente e bem treinada ajuda sua loja a ter mais credibilidade e atrair os clientes com muito mais facilidade.

Seguindo todas essas dicas você terá um estabelecimento dentro das condições necessárias para ter destaque dentro do mercado. Não se esqueça que uma excelente divulgação do seu negócio também é fundamental para que cada vez mais pessoas tenham conhecimento da sua loja e possam se tornar seus clientes.

SEJA NOSSO PARCEIRO