Traumas oculares na infância – como prevenir e o que fazer

Quem é responsável por cuidar de uma criança sabe que pequenos acidentes podem causar sérios danos. É preciso estar atento a todos os perigos e mais do que isso, antecipar e eliminar possíveis riscos. Em se tratando de saúde visual, as recomendações devem ser em dobro.  Os principais traumas oculares em crianças de 0 a 5 anos são, com frequência, causados por objetos domésticos, aos quais temos acesso diariamente. Mas o que fazer no caso de uma eventualidade? É possível prevenir? Descubra nas linhas a seguir.

Causas de acidentes oculares

As cinco causas mais recorrentes de acidentes envolvendo traumas oculares em crianças de 0 a 5 anos são:

–   objetos pontiagudos ou duros;

–   produtos químicos; 

–   animais domésticos; 

–   cigarros; 

–   pedaços de madeira, terra, areia. 

Alguns estudos apontam que metade dos danos oculares são causados por objetos pontiagudos como facas, garfos e tesouras. Segundo a Sociedade Americana de Prevenção da Cegueira, um terço das pessoas que perdem a visão por trauma ocular sofreram o acidente durante a infância. A situação é mais grave nesta faixa etária porque os olhos ainda estão em desenvolvimento (até os 8 anos) e podem apresentar atrofias.

 Prevenção

Não é tarefa fácil prever acidentes, mas parte deles pode ser evitada com medidas simples. É preciso estar atento aos ambientes frequentados pelas crianças – onde brincam, dormem e estudam. Além disso, alguns hábitos podem reduzir as chances de risco. Confira abaixo:

–   não deixe objetos pontiagudos ao alcance das crianças;

–   explique sobre os riscos de acidentes, inclusive sobre a importância de manter objetos longe dos olhos;

–   se houver criança no mesmo ambiente, utilize as bocas mais distantes da borda do fogão e mantenha os cabos das panelas virados para dentro;

–   mantenha produtos de limpeza guardados em locais seguros, fora do alcance das crianças;

–   cuidado com plantas venenosas e pontiagudas;

–   proteja quinas e maçanetas. Elas podem causar graves ferimentos;

–   atenção com descarte de  cigarros.

No entanto, nem tomando todos os cuidados, estamos realmente a salvo dos acidentes domésticos envolvendo traumas oculares. Em caso de eventualidade é primordial manter a calma e seguir as seguintes recomendações:

–   tente acalmar a criança e não permita que ela toque ou coce o olho;

–   não mexa nos olhos da criança e nem tente retirar qualquer corpo estranho;

–   não toque na área machucada sem higienizar as mãos;

–   procure um médico imediatamente após o acidente.

Após o trauma, mesmo que a criança não apresente sintomas, é indispensável levá-la para consultar um profissional. Em muitos casos, o atendimento precoce é fundamental para evitar prejuízos permanentes à visão. Além disso, não ignore as medidas de precaução: se você é responsável por uma criança, previna-se. A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar traumas oculares. 

Fonte: https://ammg.org.br/noticia/traumas-oculares-na-infancia/