Como descartar seus óculos usados

Danos, novas prescrições, mudanças de grau…são muitos os motivos para trocar seus óculos. E cá entre nós, escolher novas armações e lentes pode ser uma tarefa empolgante. Mas o que fazer com os óculos antigos? Jogá-los simplesmente fora não parece uma escolha sustentável ou sensata. Se já descartou essa possibilidade, ofereceremos algumas opções – você pode vender ou doar seus óculos antigos. Quer saber como? Continue acompanhando esse texto.

Antes de tudo: tem certeza de que deseja se desfazer dos óculos antigos? Por diversas razões, é bom manter uma reserva. Acidentes acontecem e ter óculos sobressalentes guardados, mesmo que “velhinhos”, pode ser uma escolha segura.

Venda

Mas se não tem jeito – é preciso dar um fim neles, nós podemos ajudar. Se quiser vender seus óculos, você pode contar com a ajuda da internet e das redes sociais. Existem grupos de desapegos onde pode anunciá-los e esperar por uma oferta. Alguns sites, como Enjoei e OLX também são especializados em comercializar produtos usados, o que permite que você venda seus óculos antigos sem sair de casa.

Outra forma é oferecer em brechós e, dependendo do modelo, lojas de antiguidades. Alguns oferecem pagamento à vista, outros aceitam comercializar em modelo de consignação – onde você deixa o produto e recebe uma porcentagem após a venda.

Doação

Mas se você não quer vendê-los porque acha que seus óculos estão em ótimo estado e ainda são capazes de fazer outros olhos felizes, pode doá-los. Basta fazer uma procura rápida na sua cidade por óticas, hospitais, instituições de caridade que recebam os acessórios para encaminhá-los a quem precisa. Mais uma vez, a internet também pode ajudar: anuncie a doação nas redes e veja como rapidamente a notícia se espalha.

Você também pode recorrer a instituições especializadas, que recebem as armações para reformá-las e passá-las para frente, como a Ong Renovatio, que já doou mais de 60 mil pares de óculos pelo Brasil, levando saúde visual para milhares de pessoas. Acesse o site e confira: https://www.renovatio.org.br/

Reciclagem

No entanto, se você acha que seu velho par de óculos está mesmo com os dias contados, pode enviá-lo para a reciclagem. Armações de metal e plástico podem ser recicladas. Uma boa atitude é entrar em contato com o fabricante para saber como proceder, inclusive com as lentes, que não devem ser reutilizadas já que são prescritas por um especialista e seguem as especificações e necessidades de cada paciente.

Agora que você já conhece as opções, já pode se despedir dos seus óculos da maneira como eles merecem. Seja qual for o fim destinado a eles, lembre-se de que este par foi o melhor amigo da sua visão durante um bom tempo. Se for trocá-lo, faça com acompanhamento de um especialista. Sua saúde ocular é muito importante para sofrer improvisos.