8 dicas para proteger seus olhos e mantê-los saudáveis

Manter uma vida saudável inclui a proteção dos nossos olhos. Embora os problemas oculares sejam muitas vezes causados ​​por condições relacionadas à idade, isso não quer dizer que devemos negligenciar os cuidados com a saúde ocular na juventude.

Além da visita regular ao especialista, podemos ajudar nossa visão adotando alguns hábitos para proteger nossos olhos e mantê-los em forma. Confira a seguir 8 dicas práticas.

Preste atenção às mudanças na sua visão

Os sinais e sintomas a serem observados são:   

– visão embaçada, turva ou dupla em um ou ambos os olhos; 

– perda súbita ou gradual da visão; 

– estreitamento ou redução repentina do campo de visão; 

– pontos cegos, escuros ou vermelhos em seu campo de visão; 

– dificuldade em enxergar com pouca luz; 

– percepção de flashes de luz ou moscas volantes;

– dor nos olhos. 

Se você notar algum desses sintomas, entre em contato com um especialista.

Anote seu histórico familiar

Conheça o histórico de saúde da sua família. Alguém sofre de diabetes ou tem histórico de degeneração macular relacionada à idade, glaucoma ou pressão alta? Pergunte sobre as doenças mais frequentes. É importante saber pois algumas condições são hereditárias. Qualquer uma dessas características pode aumentar o risco de problemas oculares.

Use óculos de proteção

Use óculos de proteção sempre que houver possibilidade de danos aos olhos, por exemplo, em trabalhos de melhoria da casa, como jardinagem, ou usando máquinas de corte. Até para se exercitar ao ar livre, você deve considerar o uso de óculos de proteção.

Proteção contra raios UV

Não abra mão dos óculos de grau ou de sol com proteção 100%  contra os raios ultravioletas mesmo em dias nublados.

Emissão de luz azul

Lâmpadas artificiais e telas digitais emitem luz azul, considerada prejudicial à visão. Faça pausas regulares do computador e adquira lentes protetoras, como a Blue Control, que filtram a quantidade de radiação que chega até os olhos.

Mantenha-se saudável

Sua dieta importa. Antioxidantes podem reduzir o risco de catarata. Comer peixe rico em ácidos graxos ômega-3 também pode diminuir a chance de degeneração macular. Beba água regularmente, precisamos dela para produzir lágrimas. Se você tem olhos secos, considere usar gotas de lágrimas artificiais.

Evite fumar

O hábito de fumar aumenta o risco de desenvolver doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

Exercite-se regularmente

O que é bom para sua saúde geral geralmente é bom para sua saúde ocular. Exercite-se! Atividade física faz bem para o corpo e para a mente.

Considere adotar essas dicas e acrescentar algumas delas em sua rotina. Você verá os benefícios mais tarde. Literalmente.