Dicas sobre cuidados e limpeza de óculos

Se você usa óculos o tempo todo, sabe que frequentemente ficam sujos. E quando está no meio de uma atividade, é bem cômodo usar a manga da camisa para limpá-los. Mas se quiser conservar seus óculos, é melhor resistir à tentação. Aliás, existe uma série de práticas que você pode adotar para prolongar a vida dos seus óculos e outros hábitos que deve evitar com a mesma finalidade.   A seguir, algumas coisas que você deve e não deve fazer.

Você pode estar pensando: qual o problema em limpar os óculos na camisa? Mas são as pequenas coisas, aquelas que não percebemos, que causam os transtornos.  Minúsculas partículas podem entrar na superfície das lentes. Esfregar a poeira, especialmente com um pano errado ou um lenço de papel, é um risco para as lentes. Se quiser mantê-las em ótimas condições por mais tempo, siga as dicas e os cuidados a seguir.

Como limpar suas lentes:

 1 – lave as mãos com sabonete neutro;

2 – limpe as lentes e a armação com água e uma gota de sabonete líquido neutro;

3 – agite suavemente as gotas de água; 

4 – seque suas lentes com um lenço de microfibra macio e limpo. Você nem precisa esfregar –  as gotas serão transferidas para o pano em contato com a superfície da lente; 

5 – inspecione e limpe novamente se necessário.

Cuidados com as lentes:

 – mantenha seus óculos longe de detergentes domésticos e produtos de beleza, como spray de cabelo e perfume. Eles podem danificar lentes e revestimentos;

– use as duas mãos para colocar e tirar os óculos;

– mantenha seus óculos em um estojo rígido, geralmente fornecido pela ótica;

– consulte um profissional sobre os benefícios de revestimentos antirreflexo e antirriscos, que garantem conforto, desempenho e durabilidade.

Evite:

 – Não limpe suas lentes com lenços, toalhas ou guardanapos de papel. Eles geralmente contêm fibras de madeira que podem danificar permanentemente a superfície da lente.

 – Não limpe suas lentes com uma toalha que tenha sido lavada com amaciante, pois isso pode embaçá-las.

– Não cuspa nas lentes: a saliva pode conter óleo ou outras substâncias nocivas. 

 – Não deixe os óculos próximos a fontes de calor, como fornos ou aquecimento central, nem os esqueça em um carro quente.

– Não use seus óculos como um diadema. Pode parecer conveniente, mas o hábito pode desalinhar a armação, afetando o ajuste das lentes com os seus olhos.

Tente seguir essas dicas e seus óculos durarão mais. E se precisar de recomendações adicionais, entre em contato com o profissional especializado mais próximo ou deixe suas dúvidas nos comentários. Será um prazer ajudar a manter seus óculos funcionando por mais tempo.