Óculos para crianças – cuidados e ajustes

Segundo estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o CBO,  20% das crianças em idade escolar têm problemas de visão. E os motivos são diversos: erros de refração, fotofobia, estrabismo ou outras causas. Apesar da ocorrência ser cada vez mais frequente, não é raro encontrar crianças com óculos que não servem para o propósito. Armações mal ajustadas e lentes danificadas podem causar redução da acuidade visual (potencialmente permanente), desconforto ou, em alguns casos, até mesmo deformidade.

Alguns dos problemas incluem óculos que escorregam fazendo com que a criança olhe por cima, óculos com hastes tão longas que não cabem no estojo, óculos que deixam marcas na lateral da cabeça, lados ondulados puxando as orelhas para frente e para fora.

As crianças não têm rostos adultos reduzidos – elas têm características faciais únicas que devem ser consideradas na escolha da armação.  E como estão crescendo é apropriado verificar e ajustar seus óculos regularmente. Além disso, é preciso levar em conta outros fatores como proteção UV, durabilidade e segurança. 

As crianças costumam ser menos cuidadosas com seus óculos do que os adultos, portanto, a armação e as lentes devem resistir aos choques que podem sofrer, sem qualquer risco de trauma facial para o usuário. Aproximadamente um em cada três casos de lesões oculares ocorridas durante atividades esportivas envolvem uma criança. Acredita-se que quase 90% dessas ocorrências poderiam ser evitadas com o uso de proteção adequada.

Ultimamente, os óculos se tornaram mais um acessório de moda para crianças. Embora isso seja ótimo para incentivá-las a usarem, pais e cuidadores devem estar cientes da importância e prevalência do ajuste em vez do estilo. 

Plaquetas respeitando tamanho e formato do nariz, encaixe da armação no rosto e curvatura das hastes em relação às orelhas são alguns pontos a serem observados.

A função dos óculos é ajudar os olhos a enxergarem sem muito esforço. A ideia é que a criança esqueça que eles estão no rosto, por isso não devem incomodar ou acentuar o problema. O processo de adaptação deve ser prazeroso e confortável para que a criança reconheça que enxerga melhor quando está com eles. E qualquer dúvida, procure a ajuda de um especialista.

Fonte:

https://hospitaldeolhos.net/dicas/problemas-usar-oculos-mal-ajustados-pode-acarretar/

https://leiturinha.com.br/blog/sinais-de-que-seu-filho-precisa-usar-oculos/

https://www.hoyavision.com/visionary-knowlegde/blogs-and-article/the-importance-of-proper-paediatric-eyewear-dispensing/