Imagine que você está em um grande teatro aguardando o início da apresentação de uma orquestra. As cortinas sobem e o maestro se apresenta com os músicos, em poucos segundos os primeiros acordes e com eles, uma série de “bolhas” e outras formas coloridas tomam conta do ambiente em ritmo com a harmonia musical.

Esse quadro é conhecido como sinestesia, uma condição neurológica que não deve ser conhecida como uma doença, uma vez que não costuma interferir na habilidade funcional das pessoas. A maioria dos sinestésicos sequer sabe que suas experiências visuais são raras.

A sinestesia pode se manifestar de outros modos. Algumas pessoas conseguem impor “personalidade” em números, outras conseguem sentir cheiro nas cores e, na sua forma mais comum, a pessoa enxerga letras, números e outros símbolos grafêmicos em números. O sinestésico que enxerga cores nos sons é capaz de descrever a cor de cada acorde. Alguns relatam sentir a música nas mãos e até o gosto delas.

Não se sabe quantas pessoas têm essa condição no mundo, os números são muito desencontrados ainda. Mas como já foi dito, é importante lembrar que a sinestesia não atrapalha a rotina das pessoas e não traz nenhum trauma.