Assim como outros órgãos, tecidos e músculos do corpo os olhos também precisam de vitaminas e proteínas para garantir a sua saúde. Elas são capazes de desempenhar funções essenciais na formação das imagens transmitidas ao cérebro.

Confira abaixo uma lista de vitaminas essenciais para os olhos:

Vitamina A

Todo mundo já deve ter ouvido falar que “cenoura é boa para os olhos”. E sim, essa frase que ultrapassa gerações é uma verdade. A vitamina A é essencial e sua deficiência pode dar origem a alterações nos olhos e doenças como a secura, pálpebras inchadas e úlceras na córnea.

Os quadros gerados pela falta dessa vitamina, quando não tratados corretamente, podem levar a cegueira. A Vitamina A é abundante na cenoura e alimentos com cor laranja, que contam ainda com antioxidantes naturais que protegem o sistema ocular.

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Você encontra essa vitamina nos seguintes alimentos: cenoura, tomate, pimentão verde e amarelo, espinafre, abóbora, fígado, gema de ovo e vegetais de cor escura.

 

Vitamina E

A vitamina E tem antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem a membrana ocular. Estudos demonstram que a substância pode prevenir doenças como a catarata.

Você encontra essa vitamina nos seguintes alimentos: óleos vegetais, gérmen de trigo, leite, hortaliças, amendoim seco e torrado, amêndoas e nozes.

 

Vitamina C

Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações vitais para o organismo. Assim como a vitamina E, a C também é um antioxidante excelente e ajuda a prevenir doenças como a catarata e o glaucoma por reduzir a pressão intraocular.

Você encontra essa vitamina nos seguintes alimentos: frutas cítricas, tomates, melões, vegetais de folha verde e couve crua.

Vitamina B2 (riboflavina)

A riboflavina, também conhecida como Vitamina B2, é uma substância determinante para a atividade de várias enzimas que protegem os olhos e previnem a catarata.

Você encontra essa vitamina nos seguintes alimentos: pão, leite e derivados, feijão de soja, vegetais, ovos e cereais.