Não é nenhuma novidade que um olhar bonito chama muita atenção e ajuda a destacar qualquer beleza. Muitos atributos como o formato e os traços podem compor um belo olhar, mas certamente, o que mais chama atenção é a cor dos olhos que podem ser de diferentes cores e nuances.

A alteração da cor dos olhos acontece por conta de uma mutação nos genes que alteram a melanina, quanto menor a presença da proteína na íris, mais claro o olho será. A quantidade de  melanina nos olhos pode ser alterada com o desenvolvimento, por isso, alguns bebês nascem com uma cor nos olhos que vai mudando até os 3 anos de vida.

olhos-violeta

Algumas mutações mais raras podem gerar olhos com inúmeras nuances de azul e violeta.  A cor azul e suas variações fazem parte de uma mutação no gene OCA2 que produz a alteração na quantidade de melanina, mesmo que pequena, a variação é suficiente para o surgimento da cor.

heterocromia

Outra condição rara é a heterocromia, que gera olhos de diferentes cores. Assim, uma pessoa pode ter um olho de cada cor ou mesmo mais de uma cor dentro da íris, um efeito que lembra o toque de um pincel sobre uma tela branca.