Você faz diversas caretas para um bebê e não observa nenhuma reação até iniciar uma série de sons variados. Você já passou por uma situação como essa? Já se perguntou o motivo? O centro oftalmológico britânico ​Clinic Compare não só pensou, como desenvolveu uma série de conteúdos para demonstrar aos pais e familiares como a visão de um bebê evolui com o tempo.

A evolução da visão de um recém-nascido ocorre de forma gradual e atinge seu amadurecimento aos dois anos. Já nos primeiros dias de vida, o bebê sabe diferenciar tons claros e escuros. Depois, vultos se somam a visão e a partir daí, as imagens vão sendo aprimoradas mês a mês.

Para ilustrar isso, a clínica do Reino Unido desenvolveu um GIF que mostra a evolução da visão dos pequenos. Nele, conferimos que já no primeiro mês de vida, o bebê enxerga em preto e branco e as cores vão tomando forma, começando pelo vermelho, até que o processo todo de identificação termina aos cinco meses de idade. O foco também é limitado, a criança enxerga tudo embaçado em volta de um ponto focal, que pode ser o pai, a mãe ou objeto. Aos doze meses, a visão já atinge um bom amadurecimento e a noção de profundidade aumenta, tornando a imagem muito semelhante ao modo como enxergamos o mundo normalmente.

ezgif.com-video-to-gif (1)

A animação que ilustra essa evolução não foi a única criada pela clínica. No ano passado, eles desenvolveram ​uma série para demonstrar como pessoas com diferentes problemas visuais enxergam o mundo.