foi

A vida digital tem inúmeras vantagens, no entanto, muito tempo usando telas luminosas como a de computadores, tablets e smartphones pode prejudicar a visão. O sintoma mais comum é a “tensão nos olhos”, causada pelo brilho de aparelhos digitais após horas de uso.

Assim, é comum sentir os olhos secos, vermelhos, e irritados ou em alguns casos, visão embaçada, lacrimejamento e dor de cabeça. O problema ocorre porque horas de trabalho e atividades na frente de uma tela exigem concentração, levando o usuário a piscar menos e manter-se focados na tela.

A maneira mais simples e óbvia para evitar desconfortos na visão após horas olhando a tela é fazer pausas de 5 minuto a cada hora trabalhada, o que é defendido até mesmo pelo Ministério do Trabalho. Já o The Vision Council defende uma pausa de 20 segundos a cada 20 minutos com muitas piscadas e um ponto focal que não seja uma tela brilhante.

No caso de leitura de livros ou revistas em tablets, o uso de aplicativos que imitam o branco de uma folha de papel é recomendável. O mais famoso deles é o Kindle (marca da Amazon), que além de contar com e-readers próprios, oferece apps para iOS e Android.