Os seus olhos transmitem muitas emoções e podem também, alertar sobre doenças de todo o tipo ao traduzir desequilíbrios do nosso organismo. Você sabia que um simples exame oftalmológico pode identificar sintomas de outras doenças? Alguns pacientes se queixam de dores nos olhos e outros sintomas e logo são encaminhados para exames mais complexos que podem diagnosticar uma doença. Confira a lista abaixo e fique alerta:

1 – Hipertensão

Quando a pressão arterial atinge níveis mais altos, é comum o surgimento de dores na nuca e tontura. Nos olhos, isto se reflete por veias mais tortuosas e artérias com brilho aumentado, além de sangramentos. A hemorragia subconjuntival, o famoso “derrame” no olho, em alguns casos pode ser devido a um pico de pressão. Os pacientes se assustam, mas não é um caso preocupante, por não causar consequências na qualidade visual.

2 – Diabetes

A visão embaçada associada a outros sintomas pode ser um indício de diabetes no corpo. Altos níveis de glicose no sangue podem alterar as paredes dos vasos no fundo dos olhos. Sem o devido tratamento, esse quadro pode levar a cegueira.

3 – Esclerose múltipla

É uma doença autoimune em que ocorre uma inflamação do sistema nervoso central. Tal inflamação pode alcançar o nervo óptico e o paciente chega ao consultório com visão borrada. O diagnóstico é comprovado por exames de imagem do cérebro.

4 – Rosácea

É uma doença da pele em que vasos novos crescem e fazem aumentar a oleosidade o rosto. Esta oleosidade atinge a raiz dos cílios, causando um quadro de Blefarite recorrente.

5 – HIV

O vírus HIV pode enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de infecções oportunistas. Algumas delas são muito características como a inflamação de retina por citomegalovírus. Exames laboratoriais específicos são solicitados para fechar o diagnóstico.

6 – Tumor cerebral

O tumor é um crescimento incomum de um tecido. Dependendo da sua localização, pode causar a compressão de estruturas nobres, o que afeta a comunicação do cérebro com os olhos. Nestes casos, os pacientes chegam com queixa de perda de campo visual.

7 – Aneurisma Cerebral

O aneurisma acontece quando a parede do vaso está enfraquecida e causa o alargamento do mesmo. Essa condição comprime as estruturas vizinhas e pode chegar aos nervos oculares.